Pavimentação Tapejara a Água Santa
02.Abril
Presidente André Scuro e Autoridades Regionais participam de audiência com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sobre a pavimentação Tapejara a Água Santa
Na quarta-feira (27 de março), uma importante audiência, articulada pelo deputado estadual Guilherme Pasin, foi realizada em Porto Alegre, onde autoridades estaduais e regionais se reuniram para reiterar ao governo do Estado do Rio Grande do Sul a urgência e a importância da pavimentação asfáltica da ERS-428, que liga Tapejara a Água Santa, em um trecho de 10,8 quilômetros.
Solicitada pelo prefeito de Tapejara, Evanir Wolff, a audiência contou com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, e teve como destaque a relevância estratégica da rodovia até então não pavimentada. A ERS-428 desempenha um papel fundamental como corredor de desenvolvimento entre o Alto Uruguai, o Nordeste gaúcho, a Serra e a Região Metropolitana do RS. O asfaltamento desta via promete impulsionar a economia e a logística da região.
No ano de 2008 um movimento iniciou dentro da ACISAT, e espalhou-se por toda a comunidade de Tapejara e região, a demanda pela pavimentação é uma reivindicação antiga da comunidade. Em agosto de 2023, um evento em Tapejara reuniu líderes empresariais, deputados, secretários estaduais e prefeitos, com foco na importância da pavimentação para a conexão entre Tapejara e Água Santa, bem como para o desenvolvimento regional. Esse movimento, foi iniciado em Tapejara, com o objetivo de sensibilizar o governo gaúcho sobre a importância vital desta rodovia e a urgência da obra de pavimentação. Presente também no encontro, o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, reiterou a necessidade da obra, enfatizando que estará atento às demandas da região e que, como liderança política, estará junto aos municípios em busca do desenvolvimento, como é o caso de Tapejara e de Água Santa.
Durante a reunião em Porto Alegre, foram apresentados dados detalhados sobre a região, incluindo mapas do trajeto da rodovia, enfatizando ainda mais a necessidade da obra. Ele expressou confiança no que disse o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sobre a possibilidade de que o processo de licitação para a execução da obra ocorra ainda este ano, como sendo uma obra prioritária para o governo estadual, considerando que o projeto técnico está concluído e, em análise, no Daer.
Também presente, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino explicou que existe a probabilidade da obra ter início no fim deste ano, caso o processo de licitação esteja concluído.
Estiveram presentes o prefeito de Tapejara Evanir Wolff, Eduardo Picolotto (Prefeito de Água Santa), Anildo Costella (Prefeito de Vila Lângaro) e Alcenir Dalmago (Prefeito de Gentil), destacando a importância da obra e seu impacto positivo na região.
Também participaram do evento assessores de representantes políticos, como Gislaine Rosa, da equipe do deputado federal Lucas Redecker; e os deputados estaduais Guilherme Pasin, Nadine Anflor e Luciano Silveira. Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Articulação entre Municípios da Secretaria Estadual da Educação, Arlindo Lopes e o assessor da Pasta, Diego Antônio de Oliveira.
O Presidente da Acisat, André Scuro, e demais lideranças da região, também acompanharam a audiência juntamente com os representantes do setor empresarial, reforçando o apoio ao movimento e da necessidade da obra, como os empresários Odil Leo Bianchini, Valdir Pietrobon, Lacir Nervo e Orildo Belegante. O vice-prefeito de Tapejara, Rodinei Bruel (Gipe) e o secretário de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Carlos Eduardo de Oliveira.