54 3344.1293
SISTEMA SPC:
CONSULTA RECEITA:
Porta-voz dos bombeiros celebrou a preservação de estrutura principal das torres e obras | Foto: Thomas Samson / AFP / CP
MUNDO
16.Abril.2019
Bombeiros realizam perícia na catedral de Notre-Dame após incêndio
O incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar a reconstrução. Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte do teto e sua emblemática flecha. Na manhã desta terça-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio está totalmente apagado.

"Todo o fogo está apagado. Entramos na fase da perícia" disse Gabriel Plus à imprensa diante da catedral. As chamas se "propagaram muito rapidamente pelo conjunto do teto, em quase 1 mil metros quadrados", explicou. "A tarefa dos bombeiros de Paris até esta manhã era preservar os dois campanários, Norte e Sul, para assegurar que as torres não fossem afetadas".

O porta-voz dos bombeiros celebrou a "preservação dos campanários, das duas torres e das obras". Agora os bombeiros vigiam as estruturas, sua movimentação e trabalham para "apagar os focos residuais", completou. Ele também indicou que "parte da abóbada desabou na nave central" e que 100 bombeiros ainda estão mobilizados e permanecerão no local durante o dia. Os bombeiros prosseguem com o trabalho diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que aproximaram para observar o estado da catedral, que fica no coração de Paris, às margens do rio Sena.

Pilhas de escombros
Plus detalhou um balanço material "dramático": "todo o teto foi atingido, parte da abóbada caiu, a flecha não existe mais". As duas torres emblemáticas permaneceram de pé, assim como a grande rosácea da fachada sul, mas uma porta parcialmente aberta permitiu observar uma pilha de escombros e algumas vigas no chão. O secretário de Estado francês do Interior, Laurent Nuñez, afirmou que a questão agora é "saber como vai resistir a estrutura".

Reconstrução
Nuñez anunciou uma reunião com especialistas e arquitetos para tentar determinar "se a estrutura é estável e se os bombeiros podem avançar no local para continuar sua missão". Os bombeiros já entraram durante a noite "com muita coragem" nas torres para combater a tragédia por dentro e "evitar justamente que desabassem", explicou o ministro. "O pior foi evitado", afirmou na segunda-feira o presidente Emmanuel Macron diante da catedral. "Nós vamos reconstruir", completou, visivelmente emocionado.

Restaurar o edifício levará anos de obras, indicou o novo presidente da Conferência Episcopal da França, Eric de Moulins-Beaufort. O fogo queimou a base de madeira do teto de mais de 100 metros de comprimento, conhecido como "o bosque" pelo grande número de vigas que foram utilizadas para sua instalação, assim como o pináculo (a flecha) de 93 metros de altura, um dos símbolos de Paris.

O incêndio está "potencialmente ligado" às obras de restauração do teto e o Ministério Público abriu uma investigação judicial por "destruição involuntária". A catedral de Notre-Dame, cuja construção começou no século XI, é parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. É o monumento histórico mais visitado da Europa, com entre 12 e 14 milhões de visitantes por ano.

Apoio do papa
O Papa Francisco "está com a França e reza pelos católicos franceses e a população parisiense", escreveu nesta terça-feira no Twitter o diretor da sala de imprensa do Vaticano. "Reza por todos os que se esforçam para enfrentar a situação dramática" completou Alessandro Gisotti.

A prefeitura de Paris iniciou uma operação para salvar todas as obras de arte. A coroa de espinhos e a túnica de São Luís, duas das relíquias mais importantes, estão resguardadas, segundo o monsenhor Patrick Chauvet, reitor da catedral. A Fundação do Patrimônio, organização privada que trabalha para proteger o patrimônio francês, iniciará uma campanha de "arrecadação nacional" para a reconstrução da catedral.

As famílias Arnault e Pinault, duas das mais ricas do país, anunciaram a liberação de 200 e 100 milhões de euros para a reconstrução, respectivamente. Durante a noite, centenas de pessoas se reuniram para rezar diante da catedral, algumas sem conseguir conter as lágrimas. Também aplaudiram a passagem dos bombeiros.

"Paris mudará"
"A fisionomia de Paris mudará, é terrível", lamentou Marie, uma aposentada, sobre a catedral retratada por Victor Hugo em "Nossa Senhora de Paris: O Corcunda de Notre-Dame". "É incrível ver um fervor semelhante e tantas pessoas. Estávamos em comunhão com milhões de cristãos no mundo", resumiu Etienne Vermersch, um católico praticante.

Notre-Dame acompanhou a história de Paris desde a Idade Média. Seus sinos anunciaram, em 24 de agosto de 1944, a libertação do nazismo e no templo aconteceram os funerais de vários chefes de Estado, como Charles de Gaulle e François Mitterrand.

Fonte: Correio do Povo

ACISAT Empregos

Para ser notificado imediatamente que uma nova vaga de emprego é inserida no sistema da ACISAT, receber mensagem das empresas e da Acisat no CHAT, aviso que seu currículo foi pré-selecionado ou que não foi selecionado e muito mais, basta baixar em seu smartphone o Aplicativo ACISAT, e depois logar o seu currículo no aplicativo.
Copiryght © 2024 Todos os direitos reservados - ACISAT ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE SERVIÇOS E AGRONEGÓCIOS DE TAPEJARA. acisat@acisat.org.br
Desenvolvido por  ÍMPAR AGÊNCIA WEB