Foto: ACISAT.
PROJETOS - ACISAT
18.Abril.2019
Diretoria da ACISAT, representando entidades do município, busca investimentos nas estradas de Tapejara
Diretoria da ACISAT, representado as entidades de Tapejara, esteve reunida, na manhã desta quarta-feira (17), com o deputado Sérgio Turra e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, para tratar sobre investimentos nas estradas de Tapejara. O projeto “Pequenas Obras, Grandes Resultados” prevê ligação asfáltica em trechos da RS-430 (que liga Tapejara a Charrua) e RS-428 (que liga Tapejara a Água Santa) e a construção do trevo no km 05 da RST-463 (em frente a empresa Agrodanieli). Estiveram representando a Acisat o Presidente, Cristiano da Silva, o diretor da Indústria, Evanir Wolff, e o vice-presidente da Indústria, Luciano Zanchetta. A comitiva apresentou dados econômicos e estatísticos da região, que comprovam a urgente necessidade e viabilidade de execução das referidas obras num arranjo institucional entre o Estado e a iniciativa privada.

Segundo Evanir Wolff o projeto busca uma parceria com o governo do Estado e empresas privadas para destravar obras de infraestrutura na malha rodoviária. “Tapejara é o oitavo município que mais cresce no Estado. Temos os setores do agronegócio e das indústrias alimentícias e de plástico fortalecidos. Precisamos de infraestrutura adequada para continuar crescendo”, justificou.

Para Turra, a proposta é uma alternativa para alavancar o desenvolvimento da região e, também, do Estado. “O Rio Grande do Sul vive uma crise financeira que o impede de realizar investimentos em áreas fundamentais. A parceria do Estado com a iniciativa privada possibilita essas melhorias”, explicou.

A proposta da ACISAT, Representante dos Empresários de Tapejara, consiste em reter 20% (vinte por cento) do valor a recolher de ICMS mensal de empresas apoiadoras deste Projeto, até alcançar a soma total do valor para a execução das obras.

Vale ressaltar que a iniciativa da ACISAT se soma aos esforços do Município de Tapejara, que vem acompanhando os projetos técnicos das referidas estradas junto aos órgãos responsáveis no DAER. Desta forma, a união dos esforços, da comunidade regional, é importante para sensibilizar e demonstrar que as parcerias público/privadas para investimento em infraestrutura são uma excelente alternativa de desenvolvimento numa região que responde por significativa participação na geração de emprego e renda no Estado. Os próximos passos da entidade serão de acompanhamento dos estudos técnicos de viabilidade, e também de articulação parlamentar na Assembleia de forma a defender as iniciativas de desenvolvimento regional.

A ACISAT e as demais entidades privadas que apoiam a iniciativa esperam que o Estado tenha a sensibilidade e compromisso em analisar adequadamente e com a celeridade devida os pleitos em questão, pois elas estão comprometidas em se aliar ao poder público para o desenvolvimento econômico e social do povo gaúcho, buscando geração de riquezas, emprego e renda.