Frigorífico de carne bovina — Foto: REUTERS/Paulo Whitaker
AGRO
27.Maio.2020
Brasil abre mercado para exportar carne bovina e miúdos à Tailândia, diz ministério
O Brasil recebeu a aprovação da Tailândia para começar a exportar carne bovina com osso, dessossada e miúdos ao país, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (25).

Inicialmente, 5 frigoríficos foram habilitados para embarcar a proteína ao país asiático. Segundo o ministério, as unidades estão localizadas nos Estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Minerva disse à Reuters que teve uma unidade em Palmeiras de Goiás (GO), com capacidade de abate de cerca de 2 mil cabeças por dia, habilitada. Trata-se da maior unidade da empresa no Brasil.

Já a Marfrig poderá exportar com uma unidade em Ji-Paraná (RO), segundo a empresa. A JBS foi habilitada por meio de uma planta localizada em Campo Grande (MS), de acordo com fonte que falou na condição de anonimato.

As duas outras companhias aprovadas para exportar carne bovina ao país asiático são a Frialto, com uma unidade habilitada em Matupá (MT), e a Masterboi, com uma unidade aprovada em São Geraldo Araguaia (PA), segundo documento com detalhes das empresas aprovadas visto pela Reuters.

Na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou a abertura do mercado tailandês para lácteos produzidos no Brasil.

"A abertura desse mercado de carne bovina e derivados tem potencial de US$ 100 milhões nos próximos anos", disse em nota o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Orlando Leite, sem dar mais detalhes.

Segundo o comunicado, a Tailândia importou em 2019 cerca de US$ 90 milhões em carne bovina do mundo todo. A Austrália participou da metade desse valor, em função de acordo de livre comércio entre os dois países que reduz tarifas de embarque.

Mais de 60 mercados abertos
Segundo o governo, o Brasil alcançou a marca de 61 mercados externos abertos para produtos agropecuários desde janeiro de 2019.

As exportações do agronegócio atingiram valor recorde em abril, ultrapassando pela primeira vez a barreira de US$ 10 bilhões no mês.

O recorde anterior das vendas externas neste mês ocorreu em abril de 2013, quando as exportações somaram US$ 9,65 bilhões. O valor no mês passado (US$ 10,22 bilhões) foi 25% superior em comparação a abril de 2019 (US$ 8,18 bilhões).

O recorde foi obtido em função, principalmente, do aumento dos embarques da soja em grão, que cresceram 73,4%, com 16,3 milhões de toneladas. A China foi o principal importador do produto, com a compra de 11,79 milhões de toneladas ou 72,3% da quantidade total exportada.